sábado, 15 de agosto de 2009

Ser Feliz


Um amigo que acaba de sair de uma relação muito complicada, confidenciou-me que um dos seus receios, depois de tudo aquilo por que passou, é não ter a capacidade de fazer alguém feliz. Contra mim falo, que às vezes dou-me por mim a sentir o mesmo, mas a verdade é que acredito que qualquer pessoa tem essa capacidade. Disse-lhe, na altura, que fazer alguém feliz é bem mais facil do que às vezes nos fazem crer ou possa parecer e que são as pessoas que, cada vez mais, tem a tendencia de complicar. Dei-lhe um exemplo de um episódio numa relação minha anterior, na qual fui muito feliz, mas apercebi-me mais tarde que tinha dado o exemplo errado. Esse episódio tinha-me feito, sem dúvida muito feliz, pelo factor surpresa e pelo esforço despendido pelo outro para me surpreender. Mas a verdade, é que teria sido igualmente feliz com essa pessoa, com ou sem esse episódio.


Posso ter uma visão demasiado romantica, mas para mim, ser feliz ao lado de alguém é:


- Andar de mão de dada, seja num passeio romantico, num centro comercial ou nos dois metros de distancia entre o estacionamento e o destino final;


- É um beijo de boa noite seguido de um beijo de bom dia;


- É sentir o desejo num olhar ou o carinho num abraço;


- É admirar e ser admirado;


- É confiar e acreditar no outro;


- É sentir a liberdade de ser quem somos e ser capaz de dar essa liberdade;


- É ouvir e ser ouvido;


- É saber que fazemos falta e sentir a falta que nos faz;


- É sentir o friozinho na barriga nos minutos que antecedem um encontro;


- É respeitar e ser respeitado;




Em resumo, são pequenos gestos, demasiado obvios até. É gostar e ser correspondido. É sentirmo-nos especiais e saber que alguem se sente especial só pelo privilegio da nossa atenção.


São as demonstrações de afectos, espontaneas e naturais de quando se gosta. E mais não é preciso...


Sem comentários: